XIV Congresso Sul Brasileiro de Urologia

Trabalhos


CSBU 2018

TRABALHO CIENTÍFICO - INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

  1. Serão aceitos somente trabalhos inéditos, que não tenham sido apresentados em eventos nacionais ou internacionais ou submetidos à publicação e que guardem relação com as áreas temáticas do XIV CSBU 2018.
  1. Os resumos serão publicados na revista oficial de ensino e treinamento da SBU, a RECET (Revista eletrônica da CET) (http://recet.org.br). Trata-se de uma publicação indexada na base de dados LATindex (http://www.latindex.org). A RECET irá publicar um número especial para publicar os trabalhos aceitos no CSBU 2018.
  1. Autoria e Coautoria:  Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos como autor principal. Devendo, o autor principal estar devidamente inscrito no evento e com a taxa de inscrição paga para que seu resumo seja publicado. Não há limites para o envio de trabalhos, na condição de coautor. Não serão aceitos trabalhos com mais de seis (06) autores.
  2. Forma de apresentação: Somente através da modalidade e-pôster e vídeos.
  1. Área temática do trabalho: no processo de submissão o autor deverá indicar em qual temática deseja que o seu trabalho seja avaliado. Em caso do trabalho se encontrar fora da temática sugerida, a Comissão realocará o trabalho para outra temática.

EIXOS TEMÁTICOS 

  • Uro-oncologia
  • Urolitíase
  • Andrologia / saúde do homem
  • Urologia geral / LUTS / HPB
  • Neuro-urologia / Urologia feminina
  • Transplante / Urologia pediátrica
  1. O autor apresentador deverá, obrigatoriamente, pagar a taxa de inscrição até o dia 20 de junho de 2018. A data limite tem que ser a mesma do dia que encerra a entrega do resumo pois o autor deverá estar inscrito antes da avaliação do seu trabalho.
  1. Será emitido um único certificado para cada trabalho selecionado, contendo o nome de todos os autores.
  1. A qualidade ortográfica e gramatical do texto é de responsabilidade do autor e será considerada como critério de avaliação. A Comissão Científica fica isenta de responsabilidade em relação ao conteúdo e redação.
  1. Após o aceite do trabalho não será permitido inserir ou excluir nomes de autores e coautores, nem efetuar qualquer tipo de alteração no conteúdo.

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE RESUMO (e-posters e vídeos)

  1. O resumo poderá ser elaborado nos idiomas Português, Inglês ou Espanhol.
  1. O resumo (abstract) deverá ser elaborado no formato estruturado, a saber: Introdução materiais e métodos, resultados e conclusões, contendo, no máximo, 250 palavras.
  1. A formatação do texto deverá ser em fonte Times New Roman, tamanho 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5. Será permitido 1 (um) gráfico ou tabela e 1 (uma) figura por trabalho.

INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE RESUMO  (e-posters e vídeos)

  1. O resumo deverá ser enviado exclusivamente através de sua área restrita no site do evento, até o dia 20 de Junho de 2018. Não serão aceitos resumos por e-mail.
  2. Os nomes e ordem dos autores e suas respectivas instituições (escritas por extenso) deverão ser digitados pelo autor nos campos determinados pelo sistema. Em seguida, o resumo preparado pode ser transferido (colado) na caixa de texto. A tabela ou gráfico deve ser submetido em página separada (vide modelo no site).
  3. A submissão do trabalho deverá ser realizada, obrigatoriamente, em nome do primeiro autor.

INSTRUÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE VÍDEO 

  1. O vídeo deverá ser enviado exclusivamente através de sua área restrita no site do evento, até o dia 20 de Junho de 2018. Não serão aceitos vídeos por e-mail.
  2. Os vídeos devem ser de técnicas cirúrgicas.
  3. O tamanho máximo deverá ser de 60MB
  4. O formato do vídeo deverá ser em: MP4.
  5. A duração do vídeo não deverá exceder 5 minutos

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

E-Pôster / vídeos:

Nesta edição do XIV Congresso Sul Brasileiro de Urologia, a comissão organizadora está inovando com a implementação do Pôster Eletrônico, seguindo com a postura sustentável para diminuição de impressão de papéis e lonas em Eventos.

Com a chegada do Pôster Eletrônico, as apresentações presenciais estão dispensadas e os pôsteres estarão disponíveis, digitalmente, em totens distribuídos no espaço do congresso. Desta forma, o participante possui acesso facilitado, dinâmico, moderno e atrativo. Mas por ser uma novidade, merece atenção nas instruções.

É de inteira responsabilidade dos autores, após a submissão do resumo do trabalho (prazo-limite dia 20/06/2018) o envio do arquivo de pôster eletrônico na íntegra para o e-mail contato@csbu2018.com.br (Prazo para envio do E-pôster: 30/06/2018).

A ferramenta de exibição dos trabalhos exige alguns cuidados por parte dos autores no momento da elaboração da apresentação visual do pôster eletrônico. Recomenda-se observar alguns detalhes técnicos informados em seguida, com objetivo de valorizar o trabalho, sem intenção de interferir na criatividade dos autores.

  • O pôster deverá ser elaborado em Power point e salvo em PDF para envio à organização do evento;
  • Máximo cinco slides por pôster;
  • A primeira tela deve conter o título do trabalho, nome dos autores, instituição de origem e declaração de conflitos de interesse, informando ainda apoios recebidos de agências de fomento, da indústria farmacêutica, etc;
  • A última tela é destinada às referências bibliográficas;
  • Tipo de fonte e tamanho de letra: Arial, tamanho mínimo 18 para título, 12 para conteúdos gerais e 10 para referências. Usar cores de fontes e de fundo que permitam bom contraste e boa visualização;
  • Uso de itálico é destinado somente para indicar termos em outros idiomas;
  • Título (em maiúscula, negrito e centralizado);
  • Autores e afiliações institucionais. O nome do autor relator deverá estar sublinhado. Indicar em nota de rodapé a instituição de vinculação dos autores e e-mail do autor;
  • Estrutura de conteúdo:
  1. Introdução;
  2. Materiais e métodos;
  3. Resultados e Discussão;
  4. Conclusões;
  5. Referências;
  • O título do E-pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE RESUMO (e-posters e vídeos)

  1. Não serão aceitos trabalhos nas seguintes condições:
  • Trabalho enviado fora do prazo;
  • Resumo fora do formato especificado;
  • Mais de 2 (dois) trabalhos como primeiro autor;
  • Trabalhos de revisão de literatura ou propostas de projeto de pesquisa;
  • Trabalhos com método e/ou análise estatística ausente ou inadequada;
  • Trabalhos não relacionados com a temática do evento;
  • Estudos de caso ou relatos de experiência sem apresentação de resultados.
  1. Importante: resumos aceitos e sem pagamento da taxa de inscrição não serão publicados na RECET (revista eletrônica da CET).

DEADLINE DOS TRABALHOS 

  • Prazo prorrogado para envio dos resumos: 20/06/2018
  • Prazo para divulgação do resultado da avaliação: 1/07/2018
  • Prazo para pagamento da inscrição do primeiro autor: até 12/06/18
  • Prazo para envio do E-pôster: 30/06/2018
  • Prazo para envio do vídeo: 30/06/2018

PAGAMENTO E POLÍTICA DE CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO

Pagamento da Inscrição

O pagamento para apresentação do resumo no trabalho deverá ser realizado até dia 15/06/2018. Em caso da impossibilidade da presença do autor principal no evento, o co-autor poderá apresentá-lo, desde que este esteja inscrito no Congresso.

Cancelamento de Inscrições exige os seguintes procedimentos:

Envio de uma Declaração informando a solicitação de cancelamento para o e-mail contato@csbu2018.com.br até o dia 29 de junho de 2018. Até esta data será reembolsado 50% do valor da inscrição. Após esse período não haverá devolução do investimento.

PREMIAÇÃO

e-poster

Os 3 melhores e-posters, receberão o certificado de premiação referente ao primeiro, segundo e terceiro lugar. O primeiro lugar também receberá de prêmio a inscrição no 37o  Congresso Brasileiro de Urologia.

A figura do 1o Colocado na categoria e-poster, será publicada na capa do volume especial da RECET.

Vídeos

Os 3 melhores vídeos, receberão o certificado de premiação referente ao primeiro, segundo e terceiro lugar. O primeiro lugar também receberá de prêmio a inscrição no 37o  Congresso Brasileiro de Urologia.

Uma imagem do 1o Colocado na categoria vídeo, será publicada na capa do volume especial da RECET.

TÍTULO

Título do trabalho submetido (Fonte: Times New Roman Tamanho:12)

AUTORES

Sobrenome N,1 Sobrenome N,1 Sobrenome N,1 Sobrenome N,1 Sobrenome N,1 Sobrenome N1

O número de autores deve ser limitado a 6

INSTITUIÇÃO

  1. Nome da Instituição 1

RESUMO

Introdução: Uma Introdução breve sobre o tema O texto do resumo não deve conter mais do que 250 palavras.

Material e métodos: Descrever desenho do estudo, metodologia, local, participantes.

Resultados:  Descrever os resultados encontrados

Conclusões: Quais conclusões do estudo? 

REFERÊNCIAS

As referências não devem conter mais do que 3 citações e devem incluir os artigos mais importantes sobre o tema.

A lista dos primeiros 6 autores deve ser seguida de et al.

Deve-se informar a página inicial e final das referências. 

Exemplo: Artigos publicados em periódicos:

Souto CA, Telöken C, Souto JC, Rhoden EL, Ting HY. Experience with early catheter removal after radical retropubic prostatectomy. J Urol. 2000; 163:865-6.

 

TABELA ou GRÁFICO

TABELA 1 – Título da tabela.

 

Grupo 1

Grupo 2

p

Variável 1

N (x-y)

 

 

Variável 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ILUSTRAÇÃO – Legenda da ilustração.

ILUSTRAÇÃO


A ilustração deve ser enviada separadamente.

  1. O número de ilustrações não deve exceder 1 por manuscrito,
  2. As legendas devem ser enviadas ao final do documento do WORD com o resumo e a tabela/gráfico.
  3. As legendas de ilustrações sobre histologia devem conter a técnica histológica utilizada e a magnificação final. Todas as ilustrações de histologia devem ser coloridas.
  4. O RECET encoraja a reprodução colorida das ilustrações quando apropriadas

 

 

Clique aqui para enviar seu trabalho